Porque devem as empresas ter uma presença na Internet? Que princípios devem seguir?
Existem diferentes meios para atingir diferentes fins. Um website é hoje uma ferramenta extremamente flexível que o ajuda a evoluir o seu negócio.
A principal razão para ter um website é para prosseguir com os objetivos do seu negócio.
O que um website permite é por exemplo dizer que podemos executar uma determinada estratégia se tivermos uma funcionalidade online que ofereça isso.
Quando decidir ter um novo website, quais são os principais aspetos a ter em conta?
Saiba quais são os pontos mais importantes a considerar para que tenha um website eficaz na prossecução dos objetivos do seu negócio:
1. Definir o objetivo do website, em linha com a estratégia da sua empresa.
Ou seja, se alguém visita o seu website, o que seria considerado uma visita bem sucedida? Seria se o visitante coloca uma encomenda, se subscreve uma newsletter, se entra em contacto por um formulário, se telefona ou envia um e-mail e se a sua empresa dá seguimento a esses contactos? Ao traçar um objetivo e definir o que é uma visita ao website com sucesso, consegue um website mais adequado à estratégia do seu negócio.
2. Saber qual será a principal audiência do seu website.
Vai usar termos técnicos ou uma linguagem mais universal? Vai ter mais conteúdos de texto ou imagens realmente interessantes? Se conhecer relativamente bem os seus clientes, que poderão ser os principais visitantes do seu website, pode criar uma presença online realmente eficaz colocando os conteúdos mais adequados.
3. Saber que o website tem que ser alvo de atualizações de conteúdos.
O seu website não deve ser algo estático que se lança uma vez e fica pronto. Pode-se comparar ao tipo de manutenção que se dá por exemplo a uma loja física. No final do dia, limpam-se os expositores, acertam-se preços, lançam-se campanhas e promoções, dá-se destaque a um produto ou prepara-se a próxima novidade a apresentar. Para ter um website eficaz, deve saber que é preciso atualizá-lo e mantê-lo com alguma regularidade.
4. Ter ativos de alta qualidade.
Num website, estes ativos podem dividir-se em 3 areas:
i) A sua identidade corporativa:
O seu logotipo, as cores, o tipo de letra utilizado, a imagem geral da sua marca ou empresa devem estar claros e concisos para o visitante. Utilize serviços de design profissional para estes elementos, para que quando um visitante acede ao seu website obtenha uma boa sensação geral sobre a sua marca ou empresa.
ii) Fotografias:
Um bom website pode ser por vezes uma boa fotografia e um botão de contacto. Como são as fotografias do seu serviço ou produto? Garanta que tem a melhor qualidade possível de imagens para ajudar a transformar visitantes em clientes.
iii) Textos:
Este aspeto pode muitas vezes ser negligenciado, mas se um visitante estiver realmente interessado nos seus produtos, vai verificar o texto que os acompanha. Escrever textos para um website não é a mesma coisa que escrever textos num e-mail ou numa apresentação. É um tipo de escrita diferente, breve e concisa, que deve conseguir comunicar rapidamente os valores da marca ou os conteúdos de um produto. Tenha o cuidado de colocar bons textos, usar adjetivos, rever a ortografia e gramática e, principalmente, conteúdos interessantes e com qualidade e valor para quem os ler.
5. Ter um website Mobile Friendly
Se seguir estes passos, criar um novo website será uma tarefa relativamente simples e recompensante: Estes elementos vão ajudá-lo a saber o que gostaria de ter disponível online e servir de guia quanto aos conteúdos a apresentar online. Isso permite verificar se o trabalho está a ser desenvolvido dentro do tempo esperado e evitar que por motivos exógenos o seu website não avance como desejado. Hoje é impensável dedicar tempo a desenvolver um website que não seja adequado a smartphones ou tablets e as propostas que eventualmente recolha devem ter esta funcionalidade não como opção, mas como uma caraterística. Se estiver dependente de terceiros para adicionar um produto, serviço, artigo ou imagem, fica sujeito à sua disponibilidade de tempo e eventualmente a custos adicionais. Terá um resultado mais adequado aos seus objectivos, implementado mais rapidamente e melhor apto para as suas futuras necessidades de evolução, que nem sempre significa mais caro. Se puder atribuir o trabalho de design e desenvolvimento do website a uma empresa que também possa contratar para a execução de trabalhos gráficos, faça-o. Poupará muito tempo que teria que gastar em reuniões para transmitir a mais do que uma entidade o que pretende comunicar no seu negócio e também reduzirá os custos totais de design para o papel e para a internet. E, principalmente, terá uma imagem muito mais homogénea e será mais fácil para os seus clientes identificarem melhor a sua marca. Referências: Google+ Your BusinessComo pode iniciar a criação de um novo website:
Comece por definir os objectivos e o público alvo.
Defina um prazo para a implementação ou uma data de lançamento.
Recuse projetos que não contenham a componente mobile.
Garanta que pode atualizar os conteúdos sozinho.
Prefira profissionais de experiência comprovada a freelancers ou amadores.
Escolha uma solução integrada.
A Estratega é uma empresa especialista em Software e Artes Gráficas.
Gostou deste artigo? Veja também o que podemos fazer pelo seu novo website:
[…] 5 Princípios para ter um Website Eficaz […]